Dicas de Inspiração para alimentar a sua Energia Criativa.

 

A “Energia Criativa”, “O Bichinho Criativo” que te pica e não larga mais, o “Eureka!”, a lâmpada que acende, ou aquela ideia incrível que chega do nada (cada um dá o nome que quiser), se alimenta e precisa ser retro-alimentada o tempo todo.

 

Esse “alimento”, que chamamos de inspiração, é infinito e pode ser tudo que tiver ao seu alcance, se souber ter acesso a alguns pontos-chave para a gestão e o desenvolvimento do pensamento criativo.   

 

3 Dicas básicas:

 

 

 1 - Mantenha-se Inspirada(o)

 

 A inspiração não vem de apenas um lugar e ela não dura para sempre.

 

Porém, ela se renova e precisa ser retro-alimentada. Procure sempre por lugares, referências, informações, imagens, sons, cheiros e experiências novas para manter a inspiração viva! A Musa inspiradora não tem uma cabeça, nem braços e pernas, ela é intangível e depende do seu olhar.

 

A busca é constante e diária para quem trabalha com criatividade.

 

 2 - Coloque-se em prática sem medo de errar

 

A inspiração é um ato, ou efeito de inspirar-se.

 

Antigamente, mas não há muito tempo, há apenas um século, a inspiração era considerada um tipo de iluminação, uma força criadora de origem transcendente e sobrenatural responsável por instaurar ideias na cabeça dos humanos.

Sim, isso é verdade, era comum as pessoas mais criativas antigamente serem mal vistas, consideradas loucas e submetidas a coisas terríveis! (vale a leitura do livro de Rosa Montero O perigo de estar lúcida).

 

 Fazer e errar, colocar em prática, isto tem a ver com CRIAR! Criar é um verbo, precisa de ação e é através do fazer que o processo de criação acontece. Não basta só ficar no mundo das ideias! A partir do momento que você começa a fazer, os caminhos se abrem e as inspirações aparecem.

 

O erro é uma das partes mais importantes do processo.

 

 

 3 - O famoso Ócio Criativo

 

 Dê espaço e tempo para a sua mente ficar vazia.

 

Quanto mais o seu lado esquerdo (razão e lógica) do cérebro estiver ativo, menos o seu lado direito (criatividade e intuição) estará em atividade. O lado esquerdo do cérebro tem a tendência de dominar o lado direito, o lado racional está sempre mais ativo, ainda mais hoje em dia, com tanta informação nos sendo disparada em ritmo frenético.

Abordaremos mais este tema em breve.

Ficar sem fazer nada, olhando para o teto ou meditando, pode lhe dar momentos de intuição (inspiração intuitiva).

 

Abra espaço para novas conexões acontecerem!